Embaixada da Ethiopia em Brasília - Ethiopia Embassy in Brasilia Localizado em
Shis Qi 07 Conjunto 4 Casa 09, Lago Sul, Brasília.
Telefone: (61) 3248-0361 http://ethiopianembassy.org.br/
Follow via Facebook
Follow via Twitter
Follow via Youtube
Embaixada da Etiópia
Brasília, Brasil
Biografia da Embaixadora

  Biografia da Embaixadora Sinknesh Ejigu W/Mariam

                       Enviada especial, Embaixadora Extraordinária e plenipotenciária da República Federal Democrática da Etiópia para o Brasil

                                                      Data de Nomeação Dezembro, 2013

             A Embaixadora Sinknesh Ejigu, antes de ser nomeada como Enviada Especial como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Federal Democrática da Etiópia (FDRE) para o Brasil, serviu seu país em diferentes posições de alto nível. Antes de assumir seu presente posto, ela foi Ministra de Minas da Etiópia por mais de três anos, de Outubro de 2010 à Dezembro de 2013. A Embaixadora Sinknesh Ejigu serviu seu país como Secretária de Minas e Energia de Outubro de 2005 a Outubro de 2010, e Secretária de Minas de Outubro de 2001 a Setembro de 2005, e como Vice-Ministra  de Minas e Energia de Julho de 1998 a Outubro de 2001.

      Ela trabalho no então Instituto Etíope de Pesquisa Geológica (EIGS), assumindo diferentes posições, incluindo Líder do Time e Chefe de Departamento do Laboratório Etíope de Geociências de Junho de 1980 a Julho de 1998.

         Durante o período de sua liderança, ela trabalhou duro para melhorar o desenvolvimento de recursos naturais de indústrias exploradoras de forma responsável e transparente. Ela também trabalhou duro para realizar e melhorar a participação e empoderamento de mulheres através da capacitação nas instituições que liderou.

         A Embaixadora Sinknesh Ejigu também serviu como Presidente do escritório de conferência de Ministros Africanos responsável por Recursos Minerais, estabelecido para realizar a “Visão Mineradora da África” que tem como objetivo conectar Desenvolvimento Mineral na África ao Desenvolvimento Socioeconômico de seus respectivos países visando o benefício de seus cidadãos.

A Embaixadora Sinknesh Ejigu também serviu como Presidente da manufatura farmaceutica Etíope, do Desenvolvimento Mineral Etíope, das Companhias Acionárias de Processamento de Pesticidas Adami Tulu, e da Corporação de Energia Elétrica Etíope.

     A Embaixadora Sinknesh Ejigu nasceu em Ambo, oeste de Addis Ababa em Abril de 1956. Ela se graduou bacharel em Ciências no curso de Química na Universidade de Addis Ababa University em 1980. Depois de servir no então Instituto de Pesquisa Geológica Etíope, ela foi reconhecida por qualidade de seu trabalho e a ela foi oferecida uma oportunidade de alcançar seu mestrado através de um programa especial de bolsas do governo. Ela se graduou em Química Analítica pela Universidade de East Anglia, Norwich, Reino Unido, em 1987. Desde então ela passou por várias lideranças de alto nível, além de outros treinamentos.

      A Embaixadora Sinknesh Ejigu participou muitas conferências internacionais, oficinas e seminários organizados em diferentes partes do mundo, representando seu país e promovendo a agenda de desenvolvimento da Etiópia.

A Embaixadora Sinknesh Ejigu é casada e tem um filho e uma filha.