Embaixada da Ethiopia em Brasília - Ethiopia Embassy in Brasilia Localizado em
Shis Qi 07 Conjunto 4 Casa 09, Lago Sul, Brasília.
Telefone: (61) 3248-0361 http://ethiopianembassy.org.br/
Follow via Facebook
Follow via Twitter
Follow via Youtube
Embaixada da Etiópia
Brasília, Brasil
Notícias

A Etiópia sustenta papel de liderança na batalha contra mudanças climáticas

Addis Ababa, 31/01/2017 (FBC) - A Etiópia espressou um grande comprometimento no tocante ao fortalecimento de seu papel em mudanças climáticas.

A observação veio na reunião do Comitê de Chefes de Estado Africanos em Mudanças Climáticas (CAHOSCC) que aconteceu no dia 31 de Janeiro de 2017, na tangente da 28ª Cúpula da União Africana (UA).

A Etiópia notou sua prontidão para trabalhar na rápida implementação do Acordo Climático de Paris (COP 21) que teve sua vigência iniciada em Novembro de 2016.

O país dedicou uma ênfase particular na mitigação, adaptação, financiamento climático, capacitação e transferência de tecnologia.

Foi declarado que, como a Etiópia está entre os países mais vulneráveis às consequências negativas das mudanças climáticas, ela está desenpenhando um grande papel no Fórum de vulnerabilidade climática, que tem como objetivo aumentar a presença e visibilidade de seus membros em nível internacional, regional e doméstico.

Também se fez claro que a Etiópia luta com empenho pela importância de se tomar ações urgentes para tratar dos efeitos negativos das mudanças climáticas.

Na ocasião, duas novas iniciativas que veriam uma "África unificada" diversificando fontes de fundos para confrontar as mudanças climáticas e reduzir emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa foram adotadas.

Apresentado pelo Coordenador da CAHOSCC de saída, Presidente Abdel Fetah El-Sisi, a adoção de iniciativas foi elogiado como um grande passo na criação de propriedade sob o escopo da União Africana.

As duas iniciativas são a Iniciativa Adaptação Africana (AAI) e a Iniciativa Energia Renovável Africana (AREI).

Dado que mudanças climáticas é um dos maiores desafios mundiais, com a África já experimentando impactos severos, os líderes do continente tem respondido proativamente com o estabelecimento do Comitê de Chefes de Estado e Governos em Mudanças Climáticas (CAHOSCC) para influenciar negociações mundiais.

Fonte: MoFA Etiópia


Return